É de suma importância que as empresas se preocupem em garantir que os arquivos da mesma estejam seguros para evitar problemas futuros. Por isso, é fundamental que as empresas adotem e implementem medidas para prevenção de incêndios, uma vez que se ocorrer um incêndio na organização tudo pode ser perdido.

Para combater os riscos existentes na organização, é fundamental que sejam tomadas algumas medidas de segurança e que a empresa tenha todas as licenças nos órgãos competentes. Um escritório de contabilidade em Santo André pode ajudar a empresa a tirar essas licenças de uma maneira mais fácil.

Porém para obter essas licenças a empresa precisa seguir algumas regras e ter alguns equipamentos obrigatórios, abaixo daremos algumas dicas para que sua empresa atenda todas a necessidades.

Equipamentos de prevenção a incêndio:

Extintores: Utilizado para combater as chamas ainda no início, deverá ser utilizado conforme sua classificação;

Chuveiros ou sprinkler: Dispositivo que fica preso ao teto e possui um bulbo sensível as chamas, quando detectado o princípio de incêndio, o equipamento é acionado e como um chuveiro, a água cai apagando as chamas;

Sinalizações: São de extrema importância, pois indicam onde estão os equipamentos de combate a incêndio.

Alarme de incêndio: alertam a todos no local sobre alguma emergência. Alguns são eletrônicos e outros manuais, no caso dos manuais, é necessário que sejam acionados por uma pessoa o mais breve possível para que todos que estão no local sejam retirados rapidamente.

Todos os equipamentos para prevenção a incêndio são uma exigência do Corpo de Bombeiros para liberar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). E eles precisam estar em um bom estado de conservação.

No dia 2 de setembro de 2018, o Museu Nacional, que fica localizado no Rio de janeiro e que é uma das mais importantes instituições cientificas do mundo e a mais antiga do Brasil foi consumido por um incêndio de grandes proporções, no que já é considerado a maior tragédia museológica do Brasil. Funcionários avaliam que cerca de 90% do acervo em exposição foi consumido pelas chamas e os danos são irreparáveis. O museu tinha o maior acervo da história da américa latina e a maioria das peças não poderão ser vistas novamente.

Esse incêndio poderia ter sido facilmente evitado com um sistema de prevenção, porém não contavam com isso e esperaram acontecer uma tragédia para se dar conta do estrago que poderia acontecer e que acabou acontecendo.

Por isso é muito importante a conscientização de que é melhor prevenir do que remediar.

A humanidade perdeu itens históricos que jamais poderão ser vistos novamente por falta de manutenção e prevenção.

Não deixe isso acontecer com seus bens, invista em segurança.